Paraná mantém nota máxima A+ em capacidade de pagamento e reforça solidez fiscal
A nota A+ facilita o acesso do Paraná a financiamentos com garantia da União, amplia a confiança do mercado e atrai novos investimentos.

Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná recebeu a nota máxima A+ na Capacidade de Pagamento (Capag), indicador da Secretaria do Tesouro Nacional que mede a saúde fiscal de estados e municípios. O resultado, referente a 2024, foi divulgado nesta segunda-feira (29) e confirma a capacidade do governo paranaense de honrar compromissos financeiros e manter equilíbrio nas contas públicas.
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o desempenho é fruto de uma gestão responsável, com “caixa robusto e dívida negativa”. O Estado apresenta dívida negativa de R$ 7,7 bilhões, melhor resultado do País. O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, destacou a transparência e a qualidade das informações contábeis como fatores decisivos.
A nota A+ facilita o acesso do Paraná a financiamentos com garantia da União, amplia a confiança do mercado e atrai novos investimentos. Entre as medidas que fortalecem a saúde fiscal estão a menor alíquota de IPVA do Brasil (1,9%), isenção de impostos para motos de até 170 cilindradas e ampliação de itens da cesta básica com ICMS zerado. Com informações: AEN