Paraná precisa qualificar mais de um milhão de profissionais até 2027, aponta SENAI

As áreas com maior demanda incluem Logística e Transporte, com 261,9 mil vagas, e Operação Industrial, com 141,8 mil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Gelson Bampi / Senai
A indústria do Paraná precisará qualificar 1,1 milhão de profissionais entre 2025 e 2027 para atender à demanda do setor, conforme aponta o Mapa do Trabalho Industrial. O levantamento, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), revela que serão necessários 170,1 mil novos profissionais e a requalificação de 920,4 mil trabalhadores que já estão no mercado. Esse cenário reflete o crescimento econômico e a necessidade de preparar a mão de obra para acompanhar os avanços tecnológicos.

As áreas com maior demanda incluem Logística e Transporte, com 261,9 mil vagas, e Operação Industrial, com 141,8 mil. Outras áreas com grande necessidade de profissionais são Alimentos e Bebidas, Construção e Metalmecânica. Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, a capacitação é um dos maiores desafios da indústria local, que cresce acima da média nacional.

Além de novas formações, o estudo destaca a importância da atualização de competências, como habilidades técnicas (hard skills), comportamentais (soft skills) e em saúde e segurança no trabalho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) será um dos principais responsáveis por oferecer os cursos necessários para qualificar essa mão de obra, contribuindo para o desenvolvimento das indústrias do estado.

Com informações de Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
Carol Romanini

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.