Paraná realiza 378 cirurgias de reconstrução mamária pelo SUS em dois anos
Procedimentos beneficiaram pacientes que passaram por mastectomia após tratamento de câncer de mama; 20 hospitais no estado são habilitados para a cirurgia

Entre junho de 2023 e julho de 2025, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 378 cirurgias de reconstrução mamária em mulheres que passaram por mastectomia total após o tratamento de câncer de mama no Paraná. O procedimento é ofertado em 20 hospitais habilitados em Alta Complexidade em Oncologia, distribuídos pelas quatro macrorregiões de saúde do estado. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a reconstrução pode ser feita no mesmo ato da retirada da mama ou em um segundo momento, conforme a avaliação da equipe médica responsável.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância do procedimento para a autoestima e o bem-estar das pacientes. “O Paraná está comprometido com essa causa e com a realização desse tipo de cirurgia”, afirmou. Dados do Sistema Estadual de Regulação (Care-PR) indicam que, atualmente, 16 pacientes aguardam pela reconstrução mamária pelo SUS — número que não inclui os municípios com gestão plena, como Curitiba, Londrina e Maringá.

