Paraná recebe 332 mil vacinas contra gripe e inicia campanha de imunização nesta quinta-feira (27)
Objetivo é vacinar 4,9 milhões de paranaenses, com foco em grupos prioritários

O Paraná recebeu, nesta segunda-feira (24), 332 mil doses de vacinas contra a gripe, enviadas pelo Ministério da Saúde, para reforçar a imunização da população. A distribuição das vacinas para as Regionais de Saúde começará na quinta-feira (27), e a campanha de vacinação no estado terá início no dia 1º de abril. A vacinação contra a gripe agora faz parte do Calendário Nacional e será mantida ao longo do ano.
A prioridade da imunização é para crianças a partir de seis meses até menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além desses grupos, outros públicos-alvo também serão vacinados, como trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, fez um apelo à população para que procure a imunização, destacando a importância da vacina para a proteção contra o vírus influenza, especialmente diante da circulação de novas cepas. “A vacina trivalente deste ano protege contra três tipos de vírus influenza: A Victoria H1N1, A Croatia H3N2 e B Austria da linhagem Victoria”, explicou o secretário.
A meta do estado é vacinar cerca de 4,9 milhões de pessoas, com a expectativa de alcançar pelo menos 90% das crianças, gestantes e idosos. A campanha segue o modelo de campanhas anteriores, com a vacina podendo ser aplicada em conjunto com outras vacinas do calendário nacional, exceto em casos de febre moderada ou grave, ou para quem estiver com Covid-19 confirmada.
Cada frasco de vacina contém 10 doses, e a vacinação será realizada nas unidades de saúde de todo o estado, com a recomendação de que os paranaenses procurem a imunização o quanto antes, garantindo a proteção de todos. Com informações da AEN.