Paraná registra geadas e recorde de frio do ano com -3,4ºC
Termômetros despencam no sul do estado e Simepar alerta para chuviscos e nevoeiros nos próximos dias

O Paraná amanheceu gelado nesta quinta-feira (12), com registros de geada e temperaturas negativas em várias cidades, segundo dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental). O frio intenso foi impulsionado por uma massa de ar polar que mantém o tempo estável, porém com termômetros em queda acentuada.
Em General Carneiro, no sul do estado, os termômetros marcaram impressionantes -3,4ºC, o que representa o recorde de frio no Paraná em 2025. Em São Mateus do Sul, também na região sul, os termômetros registraram -0,8ºC. Já em âmbito nacional, a menor temperatura do ano foi registrada na quarta-feira (11), com -6,5ºC em São Joaquim (SC), na Serra Catarinense.
Outras cidades do Paraná também enfrentaram frio rigoroso nesta quinta-feira, com mínimas abaixo de 5ºC:
União da Vitória: 1,0ºC
Palmas: 1,8ºC
Francisco Beltrão: 2,7ºC
Lapa: 2,6ºC
Pinhão e Telêmaco Borba: 3,6ºC
Irati: 4,0ºC
Guarapuava: 4,1ºC
Ventania: 4,8ºC
Fazenda Rio Grande: 4,9ºC
De acordo com o Simepar, o tempo segue estável ao longo do dia, mas com aumento da nebulosidade no leste do estado, especialmente entre a região metropolitana de Curitiba e o litoral. Nessa faixa, há chance de garoa durante a tarde.
Na sexta-feira (13), o frio continua durante a madrugada, com predomínio de sol nas demais regiões. Ainda há possibilidade de geada fraca em áreas de vale e formação de nevoeiros, principalmente nos Campos Gerais e no sul.
O sábado (14) traz mudança no tempo com a chegada de uma frente fria, que aumenta a instabilidade, principalmente no interior do Paraná. Há risco de tempestades, e a chuva deve avançar para o Leste e Norte do estado no domingo (15). Nessas condições, a chance de formação de geada será praticamente nula. Com informações de G1.

