Paraná registra queda acima da média nacional na gravidez na adolescência

Estado reduz índice em mais de 20% e se destaca durante Semana Nacional de Prevenção

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Albari Rosa / Arquivo / AEN

Durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, iniciada na segunda-feira (2), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) destacou o protagonismo do Paraná na redução da gestação entre jovens de 10 a 19 anos. Entre 2024 e 2025, o Estado registrou queda de 20,73% nos casos, desempenho superior à média nacional, que foi de 17,50% no mesmo período, consolidando o Paraná como líder na Região Sul e segundo colocado no ranking nacional.

Dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc) apontam que, em 2025, o Brasil teve 176.356 nascimentos de mães adolescentes, enquanto o Paraná contabilizou 8.095 registros. Alguns municípios, como Cruzeiro do Iguaçu, Iguatu, Ivatuba, Munhoz de Melo e São Jorge do Ivaí, zeraram o indicador, e Cruzeiro do Oeste reduziu o índice de 20% para 0% em apenas um ano. Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, os resultados refletem políticas públicas integradas e eficientes. “O Paraná avança com segurança ao oferecer não apenas saúde, mas perspectivas de futuro para nossos jovens”, afirmou.

Segundo a Sesa, o desempenho está diretamente ligado à Linha de Cuidado Materno Infantil, à ampliação do acesso a métodos contraceptivos de longa duração e às ações educativas desenvolvidas em parceria com a rede de ensino por meio do Programa Saúde na Escola, que alcança todos os municípios paranaenses. Essas iniciativas fortalecem a prevenção, o autocuidado e a redução de vulnerabilidades entre adolescentes em todo o Estado.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9