Paraná registra queda de 20% nos feminicídios e alcança uma das menores taxas do País

Redução em 2025 é atribuída a políticas de prevenção, monitoramento e fortalecimento da rede de proteção às mulheres

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: PMPR

O número de feminicídios no Paraná caiu 20,2% em 2025, passando de 109 casos em 2024 para 87 no ano passado, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), atualizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com taxa de 0,73 caso por 100 mil habitantes, o Estado figura entre os menores índices do Brasil, ao lado de unidades como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A redução dos feminicídios contribuiu para a queda de 24% nas mortes violentas no Estado em 2025. Foram 1.343 registros, contra 1.770 no ano anterior, levando o Paraná a alcançar a menor taxa histórica de mortes violentas por 100 mil habitantes. O resultado coloca o Estado como o segundo melhor do País nesse indicador, atrás apenas do Mato Grosso do Sul.

Entre os fatores apontados para o avanço estão a ampliação do programa Mulher Segura, com ações de conscientização e visitas da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Paraná, além da implantação do sistema de Monitoração Eletrônica Simultânea, que acompanha em tempo real vítimas com medida protetiva e seus agressores. O governo estadual também desenvolve ferramentas de inteligência artificial para mapear riscos de revitimização, reforçando estratégias preventivas e o enfrentamento à violência contra a mulher.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9