Paraná sedia encontro nacional contra o crime organizado

Entre os temas em pauta estão cadeia de custódia e vestígios digitais, uso de inteligência artificial na persecução penal, recuperação de ativos, criptoativos, operações interagências e parcerias com bancos e plataformas digitais

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Igor Jacinto/Vice-governadoria

O governador em exercício Darci Piana participou nesta terça-feira (26) da abertura do 3º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), realizado na sede do Ministério Público do Paraná (MPPR), em Curitiba. É a primeira vez que o evento ocorre fora de Brasília. Organizado pelo MPPR, Polícia Civil do Paraná (PCPR) e Ministério da Justiça e Segurança Pública, o fórum reúne autoridades e especialistas de todo o País para discutir estratégias de combate integrado ao crime organizado.

Piana destacou a importância da união entre órgãos de segurança e justiça, especialmente no Paraná, por conta da tríplice fronteira. “O crime organizado terá muito mais dificuldades após o que será debatido aqui. Sairemos mais fortalecidos em benefício da sociedade”, afirmou.

O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, e o delegado-geral da PCPR, Silvio Rockembach, ressaltaram que a integração entre forças policiais e órgãos de inteligência já é realidade no Estado e será reforçada com a troca de experiências no encontro. Entre os temas em pauta estão cadeia de custódia e vestígios digitais, uso de inteligência artificial na persecução penal, recuperação de ativos, criptoativos, operações interagências e parcerias com bancos e plataformas digitais.

Segundo o MPPR, a realização do Renorcrim em Curitiba reforça o protagonismo do Paraná no enfrentamento ao crime organizado, com destaque para o trabalho integrado do Gaeco, que possui dez núcleos no Estado. O encontro segue até quinta-feira (28), quando a programação será realizada na Escola Superior da Polícia Civil, com foco em crimes digitais e contra instituições financeiras.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9