Paraná sediará a 99ª Operação Nacional do Projeto Rondon em janeiro de 2026
Ação denominada “Operação Pé Vermelho” reunirá 252 voluntários de todo o país em atividades de cidadania e desenvolvimento sustentável

O Paraná será palco, em janeiro de 2026, da 99ª Operação Nacional do Projeto Rondon, iniciativa do Ministério da Defesa que mobiliza professores e universitários em ações voltadas à cidadania, educação e desenvolvimento sustentável. Batizada de Operação Pé Vermelho, a edição foi oficializada por meio de acordos firmados entre o Governo do Estado e 12 municípios paranaenses, em cerimônia realizada no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Apucarana, no Vale do Ivaí.
Ao todo, 252 voluntários de 20 instituições de ensino superior de nove estados participarão das atividades, que fazem parte das políticas de extensão universitária e buscam aproximar o conhecimento acadêmico das comunidades. O Paraná será representado por seis instituições de ensino, incluindo as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Norte do Paraná (UENP) e a UTFPR, além das particulares Univel (Cascavel) e FAP (Apucarana).
As ações ocorrerão em 12 cidades paranaenses, entre elas Tamarana, Santa Fé, Araruna, Jardim Alegre, Rio Branco do Ivaí e Luiziana, alcançando localidades com populações entre 3 mil e 15 mil habitantes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), destinará R$ 263 mil do Fundo Paraná para transporte e alimentação das equipes.