Paraná segue sob alerta de tempestades até sexta-feira
Boletim da Defesa Civil e do Simepar aponta risco alto nesta quinta e melhora gradual na sexta

O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná mantêm alertas de tempestades no Paraná até esta sexta-feira (30). Os temporais começaram na quarta (28) e já provocaram estragos, com casas destelhadas e alagamentos em diversas cidades. A previsão indica continuidade das chuvas, associadas a altas temperaturas e ventos em diferentes níveis da atmosfera, favorecendo áreas e linhas de instabilidade.
Para esta quinta-feira (29), o alerta é laranja (risco alto) em quase todo o Estado; apenas parte do Norte Pioneiro e do Norte dos Campos Gerais permanecem em amarelo (risco moderado). O boletim prevê chuva forte em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e granizo localizado, com possibilidade de quedas de galhos, enxurradas, alagamentos, transbordamentos, destelhamentos, redução de visibilidade em estradas e interrupções no fornecimento de energia.
Na sexta-feira (30), a situação tende a melhorar: o extremo leste segue em alerta amarelo, enquanto o restante do Estado fica sob alerta verde (risco baixo) — exceto o extremo oeste, fora de risco. Ainda assim, há chance de tempestades irregulares com chuva e raios, o que mantém a recomendação de atenção e acompanhamento dos avisos oficiais.

