Paraná tem maior crescimento industrial do Brasil em março, 5 vezes acima da média nacional

As indústrias instaladas no Estado apresentaram crescimento de 15,1% no volume de produção física em relação a março de 2024, enquanto no País a variação foi de apenas 3,1%, segundo os dados mais recentes do

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
O recorte entre março de 2025 e março de 2024 é especialmente relevante para a análise do desempenho da indústria, pois considera dois períodos equivalentes em termos de sazonalidade. Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

O Paraná registrou um aumento de 15,1% no volume de produção industrial em março deste ano em comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (14). O desempenho foi o maior entre os estados e ficou muito acima da média nacional, que teve crescimento de apenas 3,1% no mesmo período.

Os dados se referem à Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do IBGE. O recorte entre março de 2025 e março de 2024 é especialmente relevante para a análise do desempenho da indústria, pois considera dois períodos equivalentes em termos de sazonalidade. Ele elimina distorções típicas do início de ano, como férias coletivas, permitindo uma avaliação mais precisa e confiável da trajetória do setor.

Depois do Paraná, Santa Catarina teve o maior aumento no comparativo mensal entre os últimos meses de março, com alta de 9,3%. Na sequência, aparecem o Pará (9,1%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Bahia (3,9%). Em contrapartida, Pernambuco registrou a maior retração do País, de 22,6%, com quedas expressivas também no Rio Grande do Norte (-19,1%) e Maranhão (-10,5%).

No Paraná, o maior destaque foi o segmento de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, cuja produção foi 52,7% superior à registrada em março de 2024. Essa cadeia tem peso estratégico porque fornece insumos essenciais a outros setores industriais, funcionando como termômetro da atividade econômica. Outros segmentos que apresentaram forte desempenho foram produtos químicos (45,6%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (34,1%), máquinas e equipamentos (18,8%), produtos de metal (10,8%), madeira (9,5%) e veículos automotores (8,8%).

Diferentemente da maioria dos demais estados, cuja produção industrial depende, em maior ou menor grau, de atividades extrativas, como a mineração e o petróleo, o Paraná tem sua base produtiva voltada para a indústria de transformação. Essa estratégia amplia o valor agregado dos produtos fabricados no Estado, estimula a inovação tecnológica e gera empregos mais qualificados, além de tornar o setor mais resiliente a choques externos e flutuações do mercado internacional.

OUTROS RECORTES – Além dos números positivos de março, o Paraná também acumula o segundo maior crescimento industrial do País em 2025, com alta de 7,1% nos três primeiros meses deste ano. O aumento é quase quatro vezes maior do que a média brasileira, que foi de 1,9% no mesmo período, e ficou atrás apenas de Santa Catarina em termos proporcionais, que obteve 8,5% no primeiro trimestre.

Em 2025, os maiores crescimentos de produção até o momento ocorreram nas indústrias de produtos químicos (20,8%), máquinas e equipamentos (15,8%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (15,7%), e veículos automotores (13,3%). No comparativo entre fevereiro e março, a variação também foi positiva em nível estadual, com aumento de 0,8% na produção, o melhor resultado entre os estados do Sul. Para este comparativo, o levantamento do IBGE ainda não traz dados detalhados por segmento.

PESQUISA MENSAL – A PIM Regional produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Ele apresenta, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional e para o Nordeste como um todo. Os resultados detalhados da pesquisa para o Paraná, o Brasil e outros estados podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE. Segundo o Instituto, a próxima divulgação da PIM Regional, relativa a abril de 2025, acontecerá em 11 de junho. Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9