Paranaense de 13 anos vai disputar Roland Garros e Wimbledon Juvenil em 2026
Eduarda Gomes, de Palmas, no Sudoeste do Paraná, é considerada uma das grandes promessas do tênis brasileiro

Aos 13 anos, a paranaense Eduarda Gomes, conhecida como Duda, se prepara para viver um momento raro até mesmo entre atletas mais experientes. Natural de Palmas, no Sudoeste do Estado, ela garantiu vaga em dois dos principais torneios juvenis do mundo: o Roland Garros e o Wimbledon. A jovem ganhou projeção internacional após conquistar o título do Roland Garros Junior Series, disputado em São Paulo, em abril deste ano. Com a vitória, tornou-se a campeã mais nova da história da competição e assegurou presença no torneio juvenil em Paris, na França, que começa no fim de maio. Depois da disputa em solo francês, Duda seguirá para Londres, onde disputará Wimbledon no início de julho. Como os torneios acontecem em sequência, a atleta permanecerá cerca de um mês na Europa durante a temporada internacional.
Os dois campeonatos fazem parte do seleto grupo dos Grand Slams, ao lado do Australian Open e do US Open, considerados os torneios mais importantes e tradicionais do tênis mundial. A trajetória da atleta começou ainda na infância. Duda iniciou no tênis aos sete anos, influenciada pela família, que já praticava o esporte em casa. O que começou como atividade recreativa passou rapidamente a ganhar caráter competitivo.
Segundo o pai e treinador, Sullevan Alves Bueno, a rotina atual envolve viagens constantes em busca de competições mais fortes e adversárias de alto nível. Apenas na temporada passada, a família passou entre 35 e 40 semanas viajando para torneios estaduais, nacionais e internacionais. O treinador afirma que a classificação para Roland Garros foi uma surpresa até mesmo para a equipe. “Nosso foco principal era a Copa Cosat, para atletas até 14 anos. O Roland Garros Junior Series, que vai até 17 anos, ainda parecia distante para a idade dela”, explicou.
Entre as inspirações da jovem atleta está o espanhol Carlos Alcaraz, um dos principais nomes do tênis mundial atualmente e campeão de Grand Slams como Wimbledon e Roland Garros. Especialistas do esporte avaliam que a ascensão de Duda faz parte de uma nova geração promissora do tênis brasileiro. O treinador Roland Santos destacou que o Paraná se consolidou como um dos principais polos de formação de atletas juvenis do país. Nos últimos anos, outros jovens paranaenses também ganharam espaço em Grand Slams juvenis, como Flávia Cherobim, de Curitiba, e João Bonini, de Londrina.
O cenário reforça o crescimento do tênis brasileiro de base, que também revelou recentemente nomes como João Fonseca e Beatriz Haddad Maia, referências atuais do país no circuito profissional. Além do prestígio internacional, os Grand Slams juvenis distribuem alguns dos maiores volumes de pontos do ranking da Federação Internacional de Tênis, abrindo caminho para futuras competições profissionais e acelerando o desenvolvimento das jovens promessas do esporte.

