Paróquia de Cambé produz 10 mil pedaços do tradicional bolo de Santo Antônio
Paróquia de Cambé quase 10 mil pedaços do tradicional bolo de Santo Antônio | © Imagem Ilustrativa

A chuva desta terça-feira (13) não impediu os fiéis que foram até a Paróquia Santo Antônio, em Cambé, na Região Metropolitana de Londrina. Motivados pela fé no Santo Casamenteiro que é padroeiro da cidade, os visitantes foram até o salão paroquial para comprar uma ou mais fatias do tradicional bolo de Santo Antônio.

O santo – que tem o dia comemorado nesta terça-feira e é celebrado em Cambé ao longo de todo o mês de junho – é conhecido como “casamenteiro” e, todos os anos, medalhas com imagens em diversos pedaços do bolo. Segundo a crença, quem achar a peça irá encontrar a pessoa amada.

UniFil abre inscrição para vestibular de julho com mais de 50 cursos

As 10 mil fatias produzidas equivalem a 1.300 quilos de bolo. Deste total, 25% contam com peças do santo. “Nesse ano, os pedaços do bolo vão ter o Santo Antônio mesmo, não a medalha. Antigamente já era assim, mas, nos últimos tempos, estava difícil encontrar e agora conseguimos”, conta Carolina Alexandrino, uma das 80 voluntárias.

No domingo (18), às 14h, a paróquia irá realizar um show de prêmios. Já na semana seguinte, no dia 25, irá acontecer o tradicional almoço de Santo Antônio, que irá contar com um churrasco e um leilão de gado. Os números para essa parte da festa também são grandiosos: serã 450 quilos de carne suína, nos cortes pernil, paleta e costela suínos e 150 frangos. Os dois evento irão ocorrer no Centro de Evento de Cambé.