Paróquias da zona norte de Londrina abrem peregrinações do Ano Jubilar no Santuário da Vila Nova
A peregrinação será no próximo sábado (22), a partir das 14h, e promete reunir cerca de 500 pessoas de diversas comunidades da zona norte de Londrina. O Jubileu poderá ter peregrinações realizadas pelos decanatos e pelas pastorais arquidiocesanas sempre no 3º e no 4º sábado de cada mês...

As paróquias do Decanato Norte da Arquidiocese de Londrina serão as primeiras a se reunirem no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, para peregrinarem rumo à Catedral, dentro da programação do Ano Jubilar da Igreja. A peregrinação será no próximo sábado (22), a partir das 14h, e promete reunir cerca de 500 pessoas de diversas comunidades da zona norte de Londrina. O Jubileu poderá ter peregrinações realizadas pelos decanatos e pelas pastorais arquidiocesanas sempre no 3º e no 4º sábado de cada mês.
“Por sermos os primeiros a realizar a peregrinação, estamos um tanto ansiosos. Mas, ao fim, tudo vai transcorrer bem. A expectativa é boa. Cada paróquia do decanato norte se comprometeu a animar suas comunidades para participarem da peregrinação”, afirma o padre José Eduardo Martins, pároco da paróquia São Vicente Palotti e São Judas Tadeu, no Conjunto Vivi Xavier. No total, o Decanato Norte reúne dez paróquias em diferentes bairros, como Parque Ouro Verde, Milton Gavetti, Santa Mônica, Maria Cecília e Parigot de Souza, entre outros.
O padre José Eduardo Martins explica como será a dinâmica da peregrinação. “No Santuário, teremos um momento inicial de formação sobre o Ano Jubilar com o nosso arcebispo Dom Geremias. Após este momento formativo, sairemos em peregrinação até a Catedral de Londrina, onde será celebrada uma missa.” Quem participar da peregrinação poderá alcançar a indulgência plenária. Para isso, é preciso confessar-se individualmente e integralmente, participar da Santa Missa e receber a Comunhão Eucarística, rezar pelas intenções do papa Francisco, além de participar da formação que será realizada no Santuário nos dias das peregrinações e peregrinar até a Catedral, participando da missa no encerramento do trajeto.
O primeiro Jubileu foi instituído pelo papa Bonifácio VIII no ano de 1300, já naquele ano concedendo a indulgência plenária aos fieis que realizassem a peregrinação a Roma, com destino ao túmulo de São Pedro. Desde então, a Igreja Católica celebra o Jubileu a cada 25 anos. O último foi realizado no ano 2000, conduzido pelo então papa João Paulo II. Com informações da assessoria de imprensa.