Paulo Betti apresenta o espetáculo “Autobiografia Autorizada” em Londrina
Foto: Mauro Khouri / Divulgação

Como parte das comemorações de 50 anos de Itaipu Binacional, no dia 30 de junho o Espaço Villa Rica receberá o espetáculo “Autobiografia Autorizada”, um monólogo escrito e idealizado pelo ator Paulo Betti. A apresentação será dividida em duas sessões, sendo a primeira às 18h e a segunda às 20h. Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados pelo site do Espaço Villa Rica. Os convites para a primeira sessão serão disponibilizados nesta sexta-feira (21), a partir das 14 horas (de Brasília). Já os convites da segunda sessão estarão disponíveis na próxima terça-feira (25), também às 14h. O espaço está sujeito à lotação.

Criado em 2015, em comemoração aos 40 anos de carreira de Paulo Betti, o espetáculo dirigido por Juliana Betti e Rafael Ponzi foi inspirado nas histórias de infância e adolescência, escritas pelo ator entre 1982 e 1992. O monólogo ainda tem inspirações em colagens de acontecimentos da época, e nos artigos semanais que Betti escreveu por quase trinta anos para o jornal da cidade onde foi criado. Interpretando familiares e pessoas que desempenharam importantes papeis no decorrer de sua vida, ao longo de quase duas horas o artista de 71 anos relembra passagens da sua cidade natal, localizada na pequena zona rural de Rafard, em São Paulo, e em Sorocaba, cidade onde cresceu.

Segundo Betti, lendo as anotações que fez ao decorrer de quase uma vida inteira, chegou à conclusão que se preparou o tempo todo para revelar as extraordinárias condições que o levaram a sobreviver e a contar como isso aconteceu. “Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, disse Betti. Para a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luisa Alves Fontenelle, a seleção de Londrina como uma das 15 cidades paranaenses que receberão o espetáculo, que comemora o cinquentenário de Itaipu, é muito bem vinda, e o oferecimento de duas sessões desse espetáculo é um privilégio, pois será a única cidade a contar com duas sessões da peça.

“A vinda de um ator conhecido, que vem à cidade apresentar um trabalho biográfico, autoral e feito em comemoração aos 40 anos de sua carreira de forma gratuita, é um presente para a cidade. E nesse sentido, a parceria com o Espaço Villa Rica foi essencial para a viabilização das sessões do espetáculo e a recepção de Paulo Betti em Londrina”, pontuou. A peça teve estreia no dia 11 de junho, em Foz do Iguaçu, e até o final do mês passará por outras 14 cidades paranaenses. A apresentação de “Autobiografia Autorizada” marcará, em Londrina, o encerramento desta temporada.

Sorteios – A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio de suas redes sociais, fará sorteios de 15 pares de convites (30 ingressos no total) para os seguidores de seu perfil. Para a primeira sessão, serão sorteados 10 pares de ingressos. Já para a segunda sessão, serão sorteados 5 pares. O sorteio dos convites para ambas sessões ocorrerá na próxima terça-feira (25), pelo do instagram da pasta. Com informações do N.Com.