PCPR intensifica atuação e registra aumento de 47,5% nos procedimentos durante o Verão Maior Paraná
Para reforçar a segurança dos veranistas, a PCPR ampliou o efetivo policial no Litoral e na região Noroeste do estado. Como resultado desse trabalho intensificado, 95% dos 1.483 inquéritos instaurados foram concluídos e encaminhados ao Ministério Público

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) encerrou o Verão Maior Paraná com um aumento significativo nas ações de polícia judiciária. Entre 14 de dezembro de 2024 e 9 de março de 2025, foram registrados 25,2 mil procedimentos, representando um crescimento de 47,5% em relação aos 17,1 mil da temporada anterior.
Para reforçar a segurança dos veranistas, a PCPR ampliou o efetivo policial no Litoral e na região Noroeste do estado. Como resultado desse trabalho intensificado, 95% dos 1.483 inquéritos instaurados foram concluídos e encaminhados ao Ministério Público. Além disso, houve 756 prisões em flagrante, um aumento de 21,5% em comparação às 622 da temporada passada.
Outros dados do balanço indicam crescimento nos termos circunstanciados, que saltaram de 262 para 460 (alta de 75,5%), e nas medidas protetivas expedidas, que passaram de 314 para 499 (aumento de 59%).
O Instituto de Identificação também teve atuação destacada, com a emissão de 5,2 mil Carteiras de Identidade Nacional. Além disso, foram realizadas 79 coletas papiloscópicas e perícias em 103 locais de crime. Para o coordenador da PCPR no Verão Maior Paraná, delegado Getúlio de Moraes Vargas, os resultados refletem o comprometimento da equipe. “Os números são fruto do empenho dos policiais civis e da atuação integrada com as demais forças de segurança. Finalizamos a temporada com a certeza de um trabalho bem executado”, afirmou. Com informações PCPR