Pesquisa: 86% de trabalhadoras negras relatam casos de racismo
Todas as entrevistadas têm nível superior e estão empregadas

Nesta terça-feira (21), quando se comemora o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, pesquisa feita pela consultoria Trilhas de Impacto aponta que 86% das mulheres já sofreram casos de racismo nas empresas em que trabalham.
Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
De acordo com pesquisa, realizada através da rede social LinkedIn, foram ouvidas 155 mulheres entre 19 e 55 anos, com destaque para a faixa etária entre 30 e 45 anos. Mais de 50% das entrevistadas possuem ensino superior completo, pós-graduação ou especialização, e trabalham em áreas como educação, recursos humanos, tecnologia da informação (TI) e análise de sistemas, telemarketing, relações-públicas, administração e comércio.
Os dados coletados revelam que o racismo no mercado de trabalho afeta as mulheres negras independentemente de sua formação acadêmica e que, mesmo tendo pós-graduação, elas têm dificuldade em progredir na carreira. A pesquisa também mostra que mais de 70% das mulheres precisam explicar suas escolhas em relação ao cabelo e que 68% já foram confundidas com faxineiras.
Com informações da Agência Brasil.