Pesquisa do Procon-PR revela insatisfação de consumidores com serviços de telefonia móvel
As principais queixas envolvem cobranças indevidas, tarifas por serviços não solicitados, cobrança após cancelamento e ofertas não cumpridas

Uma pesquisa online realizada pelo Procon-PR, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), nos dias 18 e 19 de setembro, ouviu 2,1 mil consumidores para avaliar a qualidade do atendimento das operadoras. Os resultados apontam que 51,5% dos entrevistados consideram pouco claras as informações sobre o funcionamento de seus planos. Além disso, 76,8% relataram já ter enfrentado problemas com a operadora. Apenas 16,8% dos usuários afirmaram estar totalmente satisfeitos, enquanto 63,8% disseram estar apenas parcialmente satisfeitos e 19,4% declararam-se insatisfeitos.
De acordo com o Procon-PR, dos quase 100 mil atendimentos registrados em 2025 na plataforma consumidor.gov.br, cerca de 15 mil foram relacionados a serviços de telecomunicações, incluindo telefonia, TV por assinatura e internet. As principais queixas envolvem cobranças indevidas, tarifas por serviços não solicitados, cobrança após cancelamento e ofertas não cumpridas. A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, reforça a importância do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (Resolução nº 765/2023) e orienta que os usuários fiquem atentos às contas e faturas. Com informações: AEN