Pesquisa mostra que 71% dos professores estão estressados
Desinteresse e dificuldade de aprendizagem preocupam docentes

Um levantamento encomendado por entidades como Todos Pela Educação, Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente e realizado pelo instituto de pesquisa Ipec revelou que pelo menos 71% dos professores brasileiros estão estressados pela sobrecarga de trabalho.
Mais Médicos tem 99% de adesão de cidades contempladas em edital
A pesquisa, feita com 6.775 professores de escolas públicas municipais e estaduais de todo o país, entre julho e dezembro de 2022, aponta que a gestão educacional deveria priorizar, nos próximos dois anos, o apoio psicológico a estudantes e docentes, segundo a opinião de 18% dos entrevistados. Esse apoio psicológico ficou à frente do aumento no salário dos profissionais (17%).
A pesquisadora Esmeralda Macana, especialista em desenvolvimento e soluções do Itaú Social, avalia que o cenário é muito complicado nesse período de pós-pandemia, com a necessidade de inovar as estratégias pedagógicas para acelerar o processo de aprendizagem. Entre as dificuldades enfrentadas pelos professores, estão o desinteresse dos estudantes pela escola, apontado por 31% dos entrevistados, e a defasagem na aprendizagem dos alunos, apontada por 28%.
Com Agência Brasil.