Pesquisadora ucraniana completa nove meses de trabalho em Londrina
A sua pesquisa na UEL acontece na área de Teoria Literária, buscando uma aproximação cultural entre escritores ucranianos e brasileiros

Em Londrina desde janeiro de 2023, Katherina Hodick leva um pedaço da Ucrânia por onde vai. Atualmente isso acontece na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde trabalha na Pós-Graduação em Letras. Ela é parte do Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianos, da Agência Araucária, que concede bolsas de estudo a cientistas e suas famílias, numa oportunidade de recomeço longe da guerra.
A sua pesquisa na UEL acontece na área de Teoria Literária, buscando uma aproximação cultural entre escritores ucranianos e brasileiros. Num primeiro momento, ela prepara uma antologia de poetas ucranianos contemporâneos para serem traduzidos para o português. Depois, a pesquisadora fará uma seleção de brasileiros que podem ser traduzidos para o ucraniano.
Na Ucrânia, ela era professora da Academia Júnior de Ciências, onde atuava no desenvolvimento de materiais pedagógicos para crianças que participam de competições intelectuais.

