Pessoas com olhos azuis toleram mais o álcool, aponta estudo

Curiosidade intrigante liga cor dos olhos à resistência ao álcool

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

Você já ouviu falar que a cor dos olhos pode influenciar a forma como o corpo reage ao consumo de bebidas alcoólicas? Pois é! Estudos científicos apontam que pessoas com olhos azuis – e, de forma geral, olhos mais claros, como verde ou cinza – tendem a ter uma maior tolerância ao álcool em comparação com aquelas que têm olhos castanhos ou escuros.

A pesquisa, desenvolvida por cientistas de universidades nos Estados Unidos, sugere que há uma relação genética entre a pigmentação dos olhos e a forma como o sistema nervoso central responde ao álcool. Em outras palavras, o mesmo conjunto de genes que influencia a cor dos olhos também pode impactar a maneira como o corpo processa substâncias químicas como o etanol.

O estudo analisou o comportamento de centenas de voluntários e constatou que os indivíduos de olhos claros relataram sentir os efeitos do álcool de forma mais lenta ou menos intensa. Isso não significa que eles ficam imunes aos riscos do consumo excessivo – pelo contrário: a maior tolerância pode levar à ingestão de quantidades maiores, aumentando o risco de dependência ou complicações de saúde a longo prazo.

Outro ponto interessante é que essa tolerância pode variar conforme o sexo, idade, peso e até o histórico familiar de consumo alcoólico, mas a cor dos olhos aparece como um fator adicional e curioso nessa equação.

Portanto, apesar da curiosidade, o alerta é sempre o mesmo: bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, independentemente da cor dos seus olhos.

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.