Petro reforça fronteira e alerta para possível onda de refugiados após ação dos EUA na Venezuela

Presidente colombiano pede que Conselho de Segurança da ONU avalie o que chama de agressão à soberania venezuelana e regional

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Natanael Ginting / Freepik

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou neste sábado (3) que determinou o envio de forças de segurança à fronteira com a Venezuela diante da possibilidade de um “fluxo massivo de refugiados” provocado pela escalada da crise no país vizinho.

Após uma reunião de segurança nacional realizada durante a madrugada, Petro anunciou que levará o tema ao Conselho de Segurança da ONU, solicitando a análise do que classificou como agressão à soberania da Venezuela e da América Latina. “Sem soberania, não há nação”, escreveu o presidente colombiano nas redes sociais.

Em nota, Petro reiterou a posição de seu governo em favor da paz e do respeito ao direito internacional. “A República da Colômbia reafirma sua convicção de que a paz, a proteção da vida e da dignidade humana devem prevalecer sobre qualquer forma de confronto armado”, declarou.

As declarações ocorrem após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que forças norte-americanas realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro. As informações seguem sendo acompanhadas por governos da região e por organismos internacionais.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9