PIB do Paraná cresce 3,8% no 1º semestre e supera média nacional
Agropecuária impulsionou resultado com alta de 13,5%; estado mantém 4ª posição entre maiores economias do Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná avançou 3,8% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, superando o crescimento nacional de 2,5%, segundo o Ipardes. O resultado foi puxado pela agropecuária, que registrou alta de 13,56% com destaque para soja e milho, enquanto a indústria cresceu 3,43% e o setor de serviços, 2,46%.
No período, o PIB estadual somou R$ 403 bilhões, equivalente a todo o resultado do Paraná em 2016, e ampliou sua fatia na economia brasileira para 6,51%. Com esse desempenho, o estado consolidou a posição de quarta maior economia do país. “O Paraná é uma força econômica, com infraestrutura, mão de obra qualificada e segurança jurídica para os investidores”, destacou o governador Ratinho Junior, projetando dobrar o PIB até 2026.
De abril a junho, a economia paranaense cresceu 2,5% frente ao mesmo trimestre de 2024, também acima da média nacional (2,2%). No acumulado de quatro trimestres, a expansão foi de 3,63%, com valor de R$ 756,2 bilhões. Para o presidente do Ipardes, Jorge Callado, os números refletem a parceria entre governo e setor produtivo. Já o secretário do Planejamento, Ulisses Maia, ressaltou a diversificação da estrutura econômica, que garante dinamismo em diferentes áreas.