Pix parcelado será lançado em setembro, afirma Banco Central

Pix parcelado, Pix em garantia e autoatendimento do MED são algumas das inovações previstas para o sistema de pagamentos instantâneos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (3), as datas de lançamento de novas funcionalidades para o sistema Pix, que promete expandir ainda mais os recursos disponíveis para os usuários. Entre as novidades, o Pix parcelado será lançado em setembro de 2025 e permitirá aos pagadores parcelar transações, com acréscimo de juros, de maneira similar ao parcelamento do cartão de crédito. O recebedor, por sua vez, receberá o valor integral da transação imediatamente. Esta medida visa facilitar compras de maior valor e tornar o Pix uma alternativa viável para transações no varejo.

Além disso, o BC anunciou o Pix em garantia, previsto para 2026. Com esta funcionalidade, empresas poderão usar recebíveis futuros de Pix como garantia em operações de crédito, facilitando o acesso a linhas de crédito mais baratas. Esta novidade, que é direcionada exclusivamente a pessoas jurídicas, busca apoiar o crescimento de empresas, especialmente aquelas que utilizam o Pix como principal forma de pagamento.

Outra novidade importante será o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permitirá aos usuários contestar fraudes ou erros de transações de forma digital e intuitiva diretamente no aplicativo do banco. Esse recurso, previsto para ser implementado em outubro de 2025, moderniza o processo de devolução de valores transferidos de forma equivocada, acelerando a resolução dos casos de fraudes e aumentando as chances de recuperação dos recursos.

Em um esforço para combater fraudes, o BC também anunciou mudanças nos comprovantes de Pix, com o objetivo de dificultar golpes relacionados a comprovantes falsificados. Desde o início de abril, os comprovantes de agendamento de Pix passaram a conter um ícone específico para distinguir pagamentos não realizados, evitando que vendedores sejam enganados por comprovantes de transações que ainda não foram concluídas.

Essas novas funcionalidades, somadas à constante evolução do sistema Pix, reafirmam o compromisso do Banco Central em tornar os pagamentos instantâneos mais seguros, acessíveis e eficientes para toda a população.

Com informações da Agência Brasil.
PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9