Planeta com chance de abrigar água líquida é descoberto a 35 anos-luz da Terra
Sistema L 98-59 já soma cinco planetas e se torna um dos alvos mais promissores para futuras buscas por vida fora da Terra

Astrônomos da Universidade de Montreal, no Canadá, anunciaram a descoberta de um planeta fora do Sistema Solar com potencial para abrigar água em estado líquido. Batizado de L 98-59 f, o novo mundo é uma super-Terra com pelo menos 2,8 vezes a massa do nosso planeta e está localizado na zona habitável de uma estrela anã vermelha chamada L 98-59, a apenas 35 anos-luz da Terra.
A descoberta foi feita por meio da reanálise de dados anteriores, utilizando instrumentos de alta precisão como o telescópio James Webb e o espectrógrafo Espresso, no Chile. A equipe desenvolveu novas técnicas para extrair informações de arquivos antigos, aumentando a precisão dos resultados.
O sistema L 98-59 agora conta com cinco planetas rochosos, todos com características semelhantes às da Terra. Alguns deles podem ter atividade vulcânica intensa, enquanto um, em especial, tem densidade tão baixa que sugere a presença de grandes volumes de água.
O planeta L 98-59 f tornou-se um dos alvos prioritários para estudos futuros sobre atmosferas planetárias, com potencial para identificar vapor d’água, CO₂ e até marcadores biológicos.
O estudo ainda será publicado oficialmente no The Astronomical Journal, mas já destaca o sistema como um verdadeiro laboratório natural para entender melhor como os planetas se formam e evoluem ao redor de estrelas pequenas.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm