Plataforma Leia Paraná recebe novos títulos para auxiliar alunos nos vestibulares e no Enem
Os livros, clássicos da literatura nacional, podem ser acessados gratuitamente por alunos e professores da rede estadual de ensino. Com os novos títulos, a ferramenta passa a ofertar um conjunto de 70 obras voltadas para o público infantojuvenil

O Leia Paraná – plataforma de leitura lançada em fevereiro deste ano pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) – informou que incluiu mais dez obras literárias em seu acervo para facilitar o acesso de materiais cobrados nas provas dos principais vestibulares do Brasil e também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os livros, clássicos da literatura nacional, podem ser acessados gratuitamente por alunos e professores da rede estadual de ensino. Com os novos títulos, a ferramenta passa a ofertar um conjunto de 70 obras voltadas para o público infantojuvenil.
Disponível tanto para dispositivos móveis pelo aplicativo (no Google Play) quanto para computadores pelo site, o acesso aos livros é disponibilizado para os alunos matriculados desde o 6º ano do ensino fundamental até o fim do ensino médio.
Casinhas de brinquedos encantam crianças nas unidades de Educação Infantil em Londrina
Viabilizando o empréstimo de até três livros simultaneamente, a plataforma traz também exercícios elaborados a partir de uma matriz de referência, com objetivo de avaliar a capacidade de compreensão e análise crítica dos estudantes. Ao todo, desde o lançamento, os novos títulos já contabilizam mais de 18 mil empréstimos via plataforma.
A plataforma conta ainda com recursos inclusivos como audiolivros para estudantes cegos ou de baixa visão, fonte específica para estudantes com dislexia, “modo escuro” e outras possibilidades de alteração do fundo da tela para quem tem daltonismo. Também é possível entrar em clubes de leitura, grifar partes específicas e fazer anotações.
As novas obras disponíveis são as seguintes: “Casa de Pensão”, de Aluísio Azevedo; “O Uraguai”, de José Basílio da Gama; “Eu e outras poesias”, de Augusto dos Anjos; “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; “Iracema”, de José de Alencar; “Quincas Borba”, de Machado de Assis; “Os Sertões (vol I e II)”, de Euclides da Cunha; “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida; “Cartas Chilenas”, de Tomás Antônio Gonzaga e “Tarde”, de Olavo Bilac.
Com informações da AEN.

