PM do Paraná testa internet via satélite Starlink em patrulhamento rural
Tecnologia deve melhorar comunicação em áreas remotas e está sendo testada pelo 5º BPM de Londrina

A Polícia Militar do Paraná começou a testar, nesta sexta-feira (18), o uso da internet via satélite Starlink em viaturas da patrulha rural do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Londrina. O objetivo do projeto é ampliar a conectividade em áreas remotas, garantindo comunicação mais eficiente durante as operações.
O sistema, fornecido pela Starlink, plataforma de internet móvel de alta velocidade via satélite, permite sinal Wi-Fi para múltiplos dispositivos e melhora o desempenho dos rádios comunicadores em locais onde antes o contato era limitado ou inexistente. A antena, acoplada à parte superior da viatura, é a única mudança visível no veículo.
Inicialmente, o projeto é um piloto exclusivo da patrulha rural do 5º BPM. Caso os resultados se mostrem positivos, a expectativa é expandir a tecnologia para toda a Polícia Militar do Estado.
A iniciativa é da Secretaria Estadual de Inovação e Inteligência Artificial, que acompanha os testes e pretende, em breve, abrir licitação para aquisição em larga escala dos dispositivos Starlink.

