PM do Paraná treina cão para terapia com crianças autistas

Balu, um Golden Retriever, é o primeiro cão do projeto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: PMPR

A Companhia de Operações com Cães (CIOC) da Polícia Militar do Paraná deu início a um projeto de cinoterapia, terapia assistida por animais, com foco no atendimento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O primeiro protagonista da iniciativa é Balu, um filhote de Golden Retriever de apenas quatro meses, que está passando por um rigoroso processo de socialização e adestramento. O projeto será dividido em duas fases: inicialmente, o cão e seu condutor irão até clínicas e instituições especializadas para auxiliar nos tratamentos já existentes. Em uma segunda etapa, será estruturado um espaço terapêutico dentro da própria sede da CIOC, onde as crianças poderão receber o atendimento.

De acordo com a 1ª tenente Mikaela Esmanhoto, o treinamento de Balu é minucioso e busca prepará-lo emocional e comportamentalmente para as interações com o público infantil. “Nesta fase, ele precisa receber muitos estímulos para que, no futuro, não estranhe situações novas nem apresente comportamentos reativos”, explica.

A escolha do Golden Retriever foi estratégica: a raça é amplamente reconhecida por sua docilidade, sensibilidade e alta capacidade de socialização, características essenciais para terapias com crianças. A iniciativa foi idealizada pelos cabos Curotto e Maickon, cinotécnicos da companhia, com apoio do capitão Marcelo Hoiser. A doação do filhote foi feita em parceria com um canil de Curitiba, após criteriosa seleção.

Foto: PMPR

A expectativa é que Balu esteja pronto para atuar nas terapias até o fim deste ano ou início de 2026. Até lá, ele continuará passando por treinamentos e participando de interações controladas, sempre com o objetivo de ser um “ponto de calma” e acolhimento para as crianças atendidas. Com informações AEN

 

 

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9