PM orienta foliões e reforça canais de denúncia contra assédio no Carnaval 2026 no Paraná

Policiamento será intensificado em cidades turísticas e eventos terão foco na proteção das mulheres

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: PMPR

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) divulgou orientações de segurança e reforçou os canais oficiais de denúncia para casos de assédio e outras violências durante as festas de Carnaval, que começam já na próxima sexta-feira (6) com o Carnaval de Toda Gente 2026, em Paranaguá. Durante o período, a corporação vai intensificar o policiamento ostensivo em áreas de grande circulação de pessoas, com equipes a pé, viaturas e ações direcionadas aos principais eventos.

Segundo a major Carolina Zancan, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, é fundamental que vítimas e testemunhas denunciem qualquer situação de assédio ou violência. Os canais reforçados são o 190, para emergências, o 181 (Disque-Denúncia) e o 180 (Central de Atendimento à Mulher). A PM também orienta cuidados preventivos, como não aceitar bebidas de desconhecidos, compartilhar localização com pessoas de confiança, utilizar transporte seguro e procurar imediatamente um policial ao perceber qualquer situação de risco.

O reforço no policiamento não se restringe a Paranaguá. De acordo com o major Anderson Couto de Moraes, cidades como Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, além de Curitiba e outros municípios turísticos, também contarão com aumento do efetivo. As ações integram a campanha Não é Não, coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que reforça que qualquer contato sem consentimento configura violência, inclusive no ambiente digital.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9