PM recebe mais de mil celulares apreendidos em operação para reforçar atendimento do 190 no Paraná
Aparelhos avaliados em R$ 2 milhões foram entregues pelo Gaeco e serão usados para agilizar ocorrências e melhorar a comunicação policial no Paraná

Em uma ação conjunta entre as forças de segurança e o Ministério Público do Paraná, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) recebeu, nesta terça-feira (12), 1.315 aparelhos de celular apreendidos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Os equipamentos, avaliados em cerca de R$ 2 milhões, foram recolhidos durante a Operação Transporter, que investigou crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Os aparelhos serão destinados a serviços essenciais, com destaque para o atendimento do telefone de emergência 190 PR. A expectativa é que a medida aumente a agilidade e a eficiência no atendimento à população.
“Esses celulares serão aplicados no nosso sistema de atendimento no espaço de ocorrências, onde o policial recebe, na palma da mão, toda a ocorrência gerada via COPOM. O reflexo é imediato para a sociedade paranaense. Podem ter certeza de que esse material será bem utilizado pelo policial que está lá na ponta, garantindo uma melhor qualidade de serviço e um resultado ainda melhor para a sociedade”, afirmou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.
No primeiro semestre deste ano, a PMPR registrou 547,6 mil atendimentos por chamadas do 190. Pelo aplicativo 190, foram 51,2 mil chamados até o início de julho, com perspectiva de novo recorde de uso em 2025. O procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, destacou a importância da integração entre Justiça e segurança pública. “Essa união nos permite trocar informações sensíveis, pedir ajuda nos momentos mais críticos e agir com confiança mútua, algo que beneficia diretamente a população”, disse.