Polícia apreende 3,4 toneladas de maconha em operações no Paraná
Ações integradas em Querência do Norte e Santa Helena resultaram na maior apreensão da semana; prejuízo ao crime é estimado em R$ 6,8 milhões

Uma ação conjunta da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Federal do Mato Grosso do Sul (PF-MS) resultou, na noite desta terça-feira (2), na apreensão de mais de 2 toneladas de maconha em Querência do Norte, região Noroeste do Estado. Duas lanchas motorizadas usadas no transporte da droga para portos clandestinos também foram apreendidas.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, as equipes receberam informações sobre a movimentação de embarcações carregadas com entorpecentes. Em patrulha pelo Rio Paraná, os policiais encontraram as lanchas em um afluente, ambas abarrotadas de maconha, mas sem os condutores. O material foi levado para a sede da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM) e será encaminhado ao Núcleo de Polícia Marítima (Nepom) da PF em Naviraí (MS).
“Ações como esta fazem parte de uma estratégia do Governo do Estado contra o tráfico de drogas, com inteligência e integração para neutralizar a logística utilizada por organizações criminosas”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira.
Além da operação em Querência do Norte, a PMPR, por meio do Batalhão de Fronteira (BPFron), realizou outras duas apreensões em Santa Helena, no Oeste do Paraná. Na segunda-feira (1º), foram interceptados 1.039 quilos de maconha em um porto clandestino, e na terça-feira (2), outros 272 quilos da droga. No total, as três ações integradas resultaram em 3,4 toneladas de maconha apreendidas, gerando um prejuízo estimado de R$ 6,8 milhões às organizações criminosas, segundo a PMPR.