Polícia Civil apreende grande quantidade de anabolizantes em academia no centro de Santo Antônio da Platina
Operação encontra medicamentos ilegais e prende proprietária em flagrante; professora de 24 anos responderá por crime de tráfico de anabolizantes

Uma operação da Polícia Civil, realizada na manhã desta segunda-feira (28), resultou na apreensão de uma grande quantidade de anabolizantes em uma academia de musculação na região central de Santo Antônio da Platina (PR). Diversos tipos de anabolizantes, como Winstrol (Stanozolol), Anavar (Oxandrolona), Nandrolona, Dianabol, Trembolona e compostos de testosterona, foram encontrados em um armário no fundo do estabelecimento, além de seringas, agulhas e medicamentos como tadalafila. Os produtos eram armazenados ilegalmente e estavam destinados à venda e aplicação no local.
A operação foi motivada por denúncias anônimas enviadas ao Disque 181, que indicavam a prática ilegal de venda e aplicação de anabolizantes na academia. Segundo o delegado responsável, Rafael Guimarães, essas atividades já ocorriam há alguns anos. Durante a ação, a proprietária da academia, uma mulher de 24 anos, foi presa em flagrante e será acusada de crime previsto no artigo 273, §1º, do Código Penal. A pena para este crime é de 10 a 15 anos de reclusão, aplicada à fabricação, importação, venda ou fornecimento de produtos sem registro sanitário.
Embora relatos apontem que um professor da academia também estava envolvido no comércio e aplicação dos medicamentos, ele não foi localizado durante a operação. A proprietária foi encaminhada à Cadeia Pública Feminina, onde ficará à disposição da Justiça. O delegado Guimarães aproveitou para alertar sobre os riscos do uso indiscriminado desses hormônios para ganho rápido de massa muscular, especialmente quando os produtos não possuem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo ele, práticas como essa, geralmente conduzidas por profissionais de saúde ou fitness, representam um sério risco à saúde dos usuários, que podem sofrer efeitos colaterais graves. Com informações do portal Tá No Site.