Polícia Civil do Paraná desmantela esquema de fraudes financeiras em Maringá

O esquema envolvia a falsa oferta de financiamentos e já fez pelo menos 30 vítimas em 11 estados

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou na manhã desta sexta-feira (7) uma operação em Maringá contra um grupo criminoso suspeito de aplicar golpes financeiros milionários. O esquema envolvia a falsa oferta de financiamentos e já fez pelo menos 30 vítimas em 11 estados. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Durante a ação, 14 policiais civis recolheram documentos e outros materiais que serão analisados pela perícia. A investigação busca identificar mais envolvidos e localizar outras vítimas que ainda não registraram denúncias.

As apurações começaram no fim de 2024, após empresários relatarem prejuízos ao firmarem contratos com uma empresa de Maringá que se apresentava como intermediadora de empréstimos do BNDES. O golpe consistia na cobrança de uma taxa inicial de 5% do valor pretendido, além de outros pagamentos previstos no contrato. No entanto, os créditos nunca eram liberados.

As falsas operações de financiamento chegaram a R$ 300 milhões, gerando um prejuízo de mais de R$ 10 milhões às vítimas. Nenhuma das empresas envolvidas tinha ligação com o BNDES ou processos reais para obtenção de crédito. Segundo o delegado Mateus de Bona Ganzer, o líder do grupo se passava por um empresário de sucesso, ostentando sedes luxuosas e uma estrutura sofisticada para enganar as vítimas.

As fraudes foram aplicadas em diversos estados, incluindo Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Muitas vítimas acreditavam estar enfrentando apenas um problema comercial e tentavam resolver o caso na Justiça Cível, sem perceber que estavam sendo alvo de um golpe. Com informações AEN

 

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9