Polícia Civil orienta foliões a redobrarem cuidados com o celular durante o Carnaval

Medidas simples de prevenção ajudam a evitar golpes, furtos e prejuízos financeiros em meio às aglomerações

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Prefeitura de Paranaguá / AEN

Com a chegada do Carnaval, período de grandes eventos e intensa circulação de pessoas, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) reforça orientações para prevenir golpes e crimes envolvendo celulares. Segundo o delegado Marcondes Ribeiro, criminosos se aproveitam da distração e do grande fluxo de foliões em praias, blocos, shows e festas privadas. Por isso, a recomendação é adotar medidas de segurança antes mesmo de sair de casa e manter atenção constante durante os eventos.

Entre as principais orientações estão: fazer backup dos arquivos importantes, ativar ferramentas de localização e bloqueio remoto do aparelho, configurar bloqueio automático da tela com senha forte, utilizar biometria nos aplicativos e reduzir limites de transações bancárias. A PCPR também alerta para a conferência cuidadosa de pagamentos via Pix ou cartão, evitar redes wi-fi públicas e desconfiar de links e mensagens suspeitas com promessas de prêmios ou pedidos de dados pessoais.

Em caso de golpe, furto ou outro crime, a orientação é registrar boletim de ocorrência o quanto antes. No Paraná, o BO pode ser feito online pelo site da PCPR ou presencialmente na delegacia mais próxima. Durante a temporada no Litoral, unidades móveis também prestam atendimento em pontos estratégicos, facilitando o acesso da população aos serviços policiais.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9