A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois homens condenados judicialmente pela prática do crime de estupro de vulnerável. As capturas aconteceram em Sertanópolis, na Região Metropolitana de Londrina. O primeiro indivíduo, de 65 anos, foi condenado a nove anos de prisão pela prática do crime, já o outro, de 50, foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado. Os crimes foram praticados em contextos distintos.
De acordo com o delegado Damião Benassi Júnior, durante o cumprimento dos mandados de prisão definitiva, ambos os indivíduos foram capturados sem nenhuma resistência. “Capturar foragidos condenados por crimes graves, como o estupro de vulnerável, é fundamental para evitar que permaneça impune. Essa prisão é resultado de um trabalho minucioso e reforça a determinação da equipe em retirar de circulação indivíduos que estejam foragidos da justiça”, explicou. Os dois homens foram encaminhados ao sistema penitenciário para o cumprimento da pena.
HAGNOS – A ação faz parte da operação Hagnos, que acontece ao longo do mês de novembro em todo o país. A operação é coordenada pela Secretaria Nacional e Segurança Pública e visa combater a violência contra crianças e adolescentes, proporcionando uma proteção efetiva a esse grupo vulnerável. Em alusão ao Dia Mundial da Criança, celebrado em 20 de novembro, o nome Hagnos é um termo da mitologia grega que faz menção à pureza ou santidade.
DENÚNCIAS – A Polícia Civil solicita a colaboração da população nas investigações de crimes contra mulheres, crianças e adolescentes. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR, 181 do Disque Denúncia ou diretamente à equipe de investigação. Se a violência estiver acontecendo agora, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.