Polícia Civil realiza megaoperação contra organização criminosa no Paraná e mais três estados brasileiros

A operação ocorre em diversas cidades no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Alagoas. Entre os mandados, estão 21 de prisão e 37 de busca e apreensão

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
A Polícia Civil do Paraná também foca na descapitalização das associações criminosas. As medidas incluem bloqueio de contas bancárias, apreensão de veículos e ordens de sequestro de bens. Foto: Reprodução/Polícia Civil do Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas na manhã desta terça-feira (23) para cumprir 83 ordens judiciais contra uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A operação ocorre em diversas cidades no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Alagoas. Entre os mandados, estão 21 de prisão e 37 de busca e apreensão. Cerca de 150 policiais civis participam da operação, com o apoio das polícias civis dos respectivos estados.

Os mandados estão sendo cumpridos simultaneamente nas seguintes cidades: Curitiba, Pinhais, São José dos Pinhais, Cascavel, Lapa e Piraquara (Paraná); Balneário Camboriú, Itapema e São Francisco do Sul (Santa Catarina); São Paulo, Paranapanema (São Paulo) e Maceió (Alagoas). A Polícia Civil do Paraná também foca na descapitalização das associações criminosas. As medidas incluem bloqueio de contas bancárias, apreensão de veículos e ordens de sequestro de bens. Essas ações visam enfraquecer financeiramente a estrutura da organização criminosa.

As investigações de alta complexidade iniciadas pela PCPR em maio de 2022 revelaram que os integrantes do grupo lavavam dinheiro por meio de empresas de revenda de veículos de luxo, lojas no ramo alimentício e barbearias localizadas em Curitiba, Santa Catarina e São Paulo. Durante o período investigado, a organização criminosa movimentou mais de R$ 252 milhões. Uma das empresas de revenda de veículos foi responsável por movimentar mais de R$ 30 milhões em benefício do líder da organização. Além disso, foram identificadas práticas de ocultação de patrimônio através da aquisição de veículos e imóveis de luxo.

A investigação também apontou o envolvimento do grupo criminoso em homicídios de narcotraficantes rivais, motivados pela disputa pelo controle do tráfico de drogas no Bairro Cajuru, em Curitiba. Pelo menos sete homicídios ocorridos em Curitiba podem estar relacionados ao grupo investigado e à disputa pelo controle do tráfico na região. Um dos líderes da organização, Bruno Gustavo Felisbino, de 36 anos, foi morto com pelo menos 20 tiros na tarde de quinta-feira (28) no estacionamento do shopping Pátio Altiplano, em João Pessoa. O crime ocorreu por volta das 15h30 no subsolo do prédio. Natural do Paraná, Felisbino morava na Paraíba há cerca de seis meses.

A PCPR mantém sua ação em curso, visando a completa desarticulação da organização criminosa e a interrupção de seus esquemas de lavagem de dinheiro. A operação de hoje é vista como um passo crucial para enfraquecer o poder do grupo. Com informações da Polícia Civil do Paraná.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9