Polícia Federal deflagra operação contra tráfico aéreo de drogas em quatro estados; mandados são cumpridos em Londrina

Investigação aponta esquema milionário com movimentação de R$ 160 milhões e uso de aviões agrícolas para transporte de cocaína

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal de Araçatuba (SP) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23), uma megaoperação contra o tráfico de drogas por via aérea, com mandados sendo cumpridos em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Um dos alvos é um empresário do setor de aviação agrícola, com propriedades em Vera Cruz e Garça (SP), onde os agentes encontraram uma pista de pouso clandestina e apreenderam um avião e equipamentos aeronáuticos. Ao todo, a PF cumpre 33 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e um de prisão temporária nas cidades de Araçatuba, Birigui, Vera Cruz, Catanduva e Garça (SP); Curitiba, Londrina e Toledo (PR); Aral Moreira e Campo Grande (MS); e Colíder (MT).

De acordo com a investigação, o grupo atuava em um esquema milionário de tráfico interestadual de cocaína, utilizando aeronaves agrícolas adaptadas para o transporte da droga. As oficinas e hangares utilizados para preparar os aviões ficavam principalmente em Birigui (SP). A organização criminosa tinha estrutura complexa e hierarquizada, com núcleos de logística aérea e terrestre, gerenciamento financeiro e lavagem de dinheiro. As apurações identificaram movimentações financeiras superiores a R$ 160 milhões, além da aquisição de imóveis de luxo, propriedades rurais, veículos, embarcações e aeronaves para ocultar os lucros ilícitos.

Em uma das ações criminosas, no final de 2024, o grupo chegou a transportar quase uma tonelada de cocaína em aeronaves agrícolas pelo interior do Paraná. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos armas, munições, dinheiro, veículos e documentos. Todo o material será encaminhado à sede da Polícia Federal em Araçatuba para análise. A operação conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9