Polícia Federal deflagra operação contra tráfico aéreo de drogas em quatro estados; mandados são cumpridos em Londrina
Investigação aponta esquema milionário com movimentação de R$ 160 milhões e uso de aviões agrícolas para transporte de cocaína

A Polícia Federal de Araçatuba (SP) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23), uma megaoperação contra o tráfico de drogas por via aérea, com mandados sendo cumpridos em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Um dos alvos é um empresário do setor de aviação agrícola, com propriedades em Vera Cruz e Garça (SP), onde os agentes encontraram uma pista de pouso clandestina e apreenderam um avião e equipamentos aeronáuticos. Ao todo, a PF cumpre 33 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e um de prisão temporária nas cidades de Araçatuba, Birigui, Vera Cruz, Catanduva e Garça (SP); Curitiba, Londrina e Toledo (PR); Aral Moreira e Campo Grande (MS); e Colíder (MT).
De acordo com a investigação, o grupo atuava em um esquema milionário de tráfico interestadual de cocaína, utilizando aeronaves agrícolas adaptadas para o transporte da droga. As oficinas e hangares utilizados para preparar os aviões ficavam principalmente em Birigui (SP). A organização criminosa tinha estrutura complexa e hierarquizada, com núcleos de logística aérea e terrestre, gerenciamento financeiro e lavagem de dinheiro. As apurações identificaram movimentações financeiras superiores a R$ 160 milhões, além da aquisição de imóveis de luxo, propriedades rurais, veículos, embarcações e aeronaves para ocultar os lucros ilícitos.
Em uma das ações criminosas, no final de 2024, o grupo chegou a transportar quase uma tonelada de cocaína em aeronaves agrícolas pelo interior do Paraná. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos armas, munições, dinheiro, veículos e documentos. Todo o material será encaminhado à sede da Polícia Federal em Araçatuba para análise. A operação conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo.

