Polícia Federal e Receita deflagram ação contra sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em Apucarana

A investigação apura crimes de descaminho, sonegação fiscal e/ou de lavagem de dinheiro grupo de empresas estabelecidas em Apucarana, que utilizaram de serviços de importação de empresa localizada em Itajaí

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
A operação foi batizada de Head Cap por causa dos materiais importados e do produto. Foto: Reprodução/PF

Na manhã desta terça-feira (02), a Polícia Federal (PF) em conjunto com a Receita Federal deflagrou a Operação “Head Cap”, com a finalidade de dar cumprimento a três mandados de busca e apreensão, em endereços localizados nas cidades de Apucarana, no Centro Norte do Paraná. A investigação apura crimes de descaminho, sonegação fiscal e/ou de lavagem de dinheiro grupo de empresas estabelecidas em Apucarana, que utilizaram de serviços de importação de empresa localizada em Itajaí/SC.

Os delitos que estão sendo investigados denotam a ocultação do sujeito fiscal passivo mediante fraude, haja vista que as reais empresas adquirentes e beneficiárias das importações não seria a empresa que efetivamente a realizou. O modus operandi consiste em adotar procedimentos fiscais e aduaneiros de importação por empresa importadora, como se as mercadorias importadas fossem suas, porém sem nunca terem (as mercadorias) passado pelo estoque da importadora, ocultando as reais empresas adquirentes das referidas mercadorias, iludindo o pagamento dos impostos devidos pela entrada, além de possivelmente se utilizar de documentos ideologicamente falsos para o intento criminoso da formalização da importação.

Os indícios a ocultação de empresa importadora, mediante suposto crime de falsidade ideológica, tendo em vista a inserção de informações falsas nas Declarações de Importação (DI), conforme passamos a relatar. Foram analisadas 13 (treze) Declarações de Importação e lançada multa no valor de R$ 2.150.809,77 (dois milhões, cento e cinquenta mil, oitocentos e nove reais e setenta e sete centavos), o que pode sugerir que a ocultação das reais adquirentes das mercadorias teria sido feita com o objetivo de ocultar em uma operação de comércio exterior, como, por exemplo, a sonegação fiscal, a blindagem de patrimônios ilícitos e a lavagem de dinheiro. A operação foi batizada de Head Cap por causa dos materiais importados e do produto. Com informações da Polícia Federal.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9