Polícia Federal prende prefeito de Palmas em nova fase da Operação Sisamnes

Esquema investigado envolve vazamento de decisões sigilosas do STJ; advogado e policial também foram presos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27) mais uma fase da Operação Sisamnes, que investiga um esquema de vazamento e venda de decisões judiciais, especialmente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Entre os alvos está o prefeito de Palmas (TO), Eduardo Siqueira Campos, que teve prisão preventiva decretada. Ao todo, foram cumpridos seis mandados, sendo três de prisão preventiva — contra Campos, um advogado e um policial — e três de busca e apreensão. As medidas foram autorizadas pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF, a organização criminosa investigada é responsável por vazamentos sistemáticos de informações sigilosas, que impactaram diretamente operações da própria Polícia Federal. Essas informações estariam sendo antecipadamente acessadas e repassadas a investigados, com participação de agentes públicos, advogados e operadores externos. O grupo também é suspeito de usar os dados para proteger aliados, frustrar ações policiais e construir redes de influência. A prisão de Campos já havia sido solicitada na fase anterior da operação, em maio, mas havia sido negada. Na época, Zanin autorizou apenas buscas na casa e no gabinete do prefeito, e o celular dele foi apreendido. Eduardo Siqueira Campos, que nega envolvimento com vazamentos, afirmou anteriormente: “Eu não tenho fonte no STJ, não é meu papel”.

A Operação Sisamnes teve início a partir da investigação do assassinato de um advogado no Mato Grosso. A análise do celular da vítima revelou indícios de um esquema de venda de sentenças judiciais, o que deu origem a várias frentes de investigação, inclusive no STJ. A Corte, em nota anterior, afirmou que nenhum ministro tinha conhecimento de possíveis irregularidades cometidas por servidores de seus gabinetes.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9