Polícia Federal realiza operação contra crimes de lavagem de dinheiro no Paraná
Polícia Federal realiza operação contra crimes de lavagem de dinheiro no Paraná | © Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), a operação “Ágora”, para coibir crimes relacionados a lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral, corrupção eleitoral e furto qualificado no Paraná.

Foram cumpridas ordens judiciais de busca e apreensão em Curitiba e Umuarama. As ordens foram expedidas pela Justiça Eleitoral da 3ª Zona Eleitoral especializada em Curitiba.

As investigações apontam que os suspeitos praticaram crimes eleitorais durante o pleito de 2022, como compra de votos em diversos municípios do Estado do Paraná.

Os investigados são suspeitos de não declararem diversas doações, assim como declarar a menor outras tantas, violando a lei eleitoral, na prática de caixa dois eleitoral. Um dos suspeitos ainda é acusado de lavar dinheiro por meio de ocultamento de valores.

Outro investigado é suspeito de furto qualificado. De acordo com as investigações, um dos investigados já foi condenado, em primeira instância, pela prática do crime de apropriação indébita previdenciária, tendo efetuado pagamento do crédito tributário de mais de nove milhões de reais. Segundo se apurou, ele possui dívida com a União, relacionada a tributos em aproximadamente R$ 153 milhões.

Com informações da Polícia Federal.