Polícia Militar inicia teste de câmeras corporais em Londrina e mais sete cidades do Paraná

A Polícia Militar do Paraná iniciou o teste operacional com 300 câmeras corporais na segunda-feira (08)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Wikipédia

A Polícia Militar do Paraná iniciou o teste operacional com 300 câmeras corporais na segunda-feira (08). Conforme a corporação, os equipamentos estão sendo testados em Londrina, Curitiba, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo e Paranaguá. A corporação relatou que os aparelhos foram alugados, com custo mensal de R$ 84 mil por mês, ou seja, R$ 1.008.000,00 anual, e a empresa fornecedora é Tronnix Soluções de Segurança LTDA., de Goiânia (GO).

O equipamento possui autonomia de 12 horas contínuas de gravação e produzindo imagens a uma resolução de 720p. As câmeras vão armazenar, no mínimo, 64 gigabytes. As gravações são iniciadas a partir do momento em que as câmeras são removidas do local de carregamento da bateria. Em nota, a Polícia Militar afirmou que as imagens produzidas pelas câmeras serão exportadas e armazenadas em um software de gestão de nuvem gerando os registros de maneira automática. Por fim, a corporação revelou que os aparelhos ficam acoplados na altura dos ombros ou na parte superior do tronco do policial.

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) aprovou no dia 19 de janeiro deste ano uma recomendação para o uso de câmeras corporais pelas polícias em todo o país. O texto aprovado estabelece regras gerais para gravação, armazenamento e acesso às imagens gravadas durante o trabalho de policiamento realizado pelas corporações.

O CNPCP é um colegiado ligado ao Ministério da Justiça e tem a função de auxiliar na formulação de políticas públicas na área criminal e penitenciária. O grupo é formado profissionais da área jurídica, professores e representantes da sociedade civil.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9