Polícia Penal doa tampinhas de garrafas descartadas pelos presos a entidades de Londrina
Campanha Tampinha Solidária começou em setembro e neste vai beneficiar a Casa de Apoio Amigos do Hospital Universitário de Londrina, que há mais de 40 anos acolhe parentes de pacientes internados para tratamento

A Polícia Penal do Paraná iniciou neste mês de setembro, na regional de Londrina, a campanha ‘Tampinha Solidária’, projeto de caráter sustentável e solidário, que beneficia entidades sociais da cidade. As tampas de garrafas plásticas descartadas pelas pessoas privadas de liberdade (PPL) são separadas e destinadas a instituições, que vende para empresas de reciclagem e arrecadam recursos necessários às suas ações.
A intenção é destinar a arrecadação da campanha a cada ano para uma instituição sem fins lucrativos diferente. Para esse início da campanha, foi escolhida a Casa de Apoio Amigos do Hospital Universitário de Londrina, que há mais de 40 anos acolhe parentes de pacientes internados no Hospital sem condições financeiras para se manter com estadia e alimentação. A instituição atualmente possui 25 voluntários e consegue acolher 28 pessoas simultaneamente, dando suporte com refeições, banhos, lavagem de roupas e pouso.
As garrafas plásticas são comuns nas unidades penais. Semanalmente, os familiares são autorizados a levar dois litros de refrigerante, chá ou suco para consumo durante o período de visitação. Por conta disso ocorre acúmulo de garrafas cujas tampinhas podem ser utilizadas em ações sociais. “É uma iniciativa importante e está entre os inúmeros projetos sociais que a Polícia Penal realiza”, destaca o diretor-geral da PPPR, Osvaldo Messias Machado.
Com informações da AEN.