Policial salva recém-nascida engasgada com leite materno em Arapongas
Bebê de apenas três dias foi socorrida após pais buscarem ajuda na Polícia Militar; manobra rápida foi essencial para salvar a vida da criança

Uma recém-nascida de apenas três dias de vida foi salva na noite desta sexta-feira (23) após engasgar com leite materno, em Arapongas, no norte do Paraná. Segundo o boletim de ocorrência, ao perceberem que a filha estava desacordada e com a pele roxa, os pais a levaram às pressas até a sede da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). No local, um dos policiais agiu rapidamente e realizou a “manobra de tapotagem”, técnica de primeiros socorros que consiste em golpes suaves e rítmicos nas costas e no tórax do bebê com as mãos em formato de concha, desobstruindo as vias respiratórias.
A menina voltou a respirar e foi encaminhada, logo em seguida, para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A ação rápida dos pais e do policial foi essencial para salvar a vida da bebê, destacando a importância de saber agir em situações de emergência.
Como agir em casos de engasgo em bebês:
Posicione o bebê de bruços sobre o antebraço e faça cinco compressões entre as escápulas (meio das costas).
Em seguida, vire-o de barriga para cima e comprima o esterno (osso no centro do peito) na altura dos mamilos, também cinco vezes.
Se possível, verifique e remova com cuidado o corpo estranho da boca.
Repita as compressões até o bebê voltar a respirar ou até chegar ao serviço médico.
Importante: Em caso de inconsciência, a vítima deve ser levada imediatamente ao hospital. A manobra de Heimlich, usada em crianças maiores e adultos, também pode ser aplicada quando o engasgado estiver consciente.