Ponte de Guaratuba alcança 73% de execução e já muda a paisagem do litoral do Paraná
Com inauguração prevista para abril de 2026, obra histórica terá mais de 1,2 km de extensão e substituirá os ferry-boats na ligação entre Caiobá e Guaratuba

A construção da Ponte de Guaratuba chegou a 73% de conclusão, segundo boletim divulgado em agosto pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Com quase três quartos da obra prontos, o projeto já é visível e começa a transformar a paisagem da Baía de Guaratuba. Restam apenas duas das 64 estacas previstas para finalização dessa etapa estrutural.
Marcada por décadas de espera, a ponte é considerada um divisor de águas para a mobilidade no litoral paranaense. Quando pronta, vai aposentar os ferry-boats que hoje fazem a travessia entre Caiobá e Guaratuba, eliminando as longas filas que se formam principalmente na temporada de verão. Além de melhorar a fluidez no tráfego, a obra promete estimular o desenvolvimento econômico e turístico da região.
Executada pelo Consórcio Nova Ponte, a estrutura terá mais de 1.200 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, ciclovia, calçadas e guarda-corpos. Somados os acessos terrestres, o empreendimento passa dos 3 km de extensão. O investimento é de quase R$ 400 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A previsão é que os veículos passem a circular pela ponte a partir de abril de 2026.