Ponte de Guaratuba conclui instalação de estais e “beijo” deve ocorrer em março
Obra atinge 91% de execução e inauguração está prevista para abril, consolidando um novo marco na Baía de Guaratuba

Foi finalizada nesta sexta-feira (27) a instalação do último estai da Ponte de Guaratuba, etapa considerada uma das mais complexas da obra. O trecho estaiado, responsável por sustentar a parte central da estrutura e um dos principais marcos visuais sobre a Baía de Guaratuba, está praticamente concluído. A previsão é que o chamado “beijo” — encontro das duas extremidades da ponte — aconteça em março, com inauguração estimada para abril.
Ao todo, são 12 pares de estais fixados em cada um dos mastros dos apoios 04 e 05, garantindo estabilidade e segurança à estrutura. As torres de sustentação têm 40 metros de altura. Segundo o consórcio responsável, após o lançamento e tensionamento completo dos cabos, será feita a concretagem da aduela de fechamento, etapa que une definitivamente os dois lados construídos pelo método dos balanços sucessivos.
Com 91% de execução, a nova ponte já teve as 160 vigas do trecho pré-moldado lançadas e entra na fase final de acabamentos, como instalação de barreiras, guarda-corpos e iluminação. Quando o “beijo” for concretizado, o trecho estaiado deixará de funcionar como duas partes independentes e passará a operar como uma única estrutura contínua, marcando a reta final de uma das obras mais aguardadas do litoral paranaense. Com informações AEN

