Porto de Paranaguá inicia obras para reforçar segurança no píer de granéis líquidos
O investimento será de aproximadamente R$ 29 milhões, e os trabalhos devem durar cerca de 420 dias

A Portos do Paraná autorizou, nesta quinta-feira (13), o início das obras de manutenção e segurança no Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL), no Porto de Paranaguá. O investimento será de aproximadamente R$ 29 milhões, e os trabalhos devem durar cerca de 420 dias.
As melhorias incluem a construção de um novo dolfim (estrutura portuária fixa), uma passarela metálica com sistema moderno de atracação a laser e ganchos de desengate rápido. Também serão substituídas as defensas, recuperada a pavimentação e feitas adequações na parte elétrica e na sinalização do píer.
Como a obra ocorre em uma área onde há risco de gases inflamáveis, alguns serviços não poderão ser feitos enquanto houver operação de navios, o que torna o projeto mais complexo. Construído na década de 1940, o PPGL atende cinco terminais e movimenta produtos como óleo diesel, gasolina e óleo bruto de petróleo. Em 2024, o píer foi responsável por mais da metade da movimentação de granéis líquidos no estado. Um dos destaques foi o óleo de soja, que representou 72,48% da movimentação nacional em janeiro de 2025. Com informações AEN