Portos do Paraná batem recorde histórico no 1º semestre de 2025 com mais de 34 milhões de toneladas movimentadas
Segundo os diretores da Portos do Paraná, os números refletem eficiência logística, investimentos estruturais e estabilidade operacional, posicionando o estado como referência no setor portuário nacional

A movimentação geral de cargas nos portos do Paraná — somando exportações e importações — alcançou um novo recorde no primeiro semestre de 2025, totalizando 34,25 milhões de toneladas, um aumento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2024.
Entre os destaques do semestre estão, as exportações se mantiveram estáveis, com 21,27 milhões de toneladas, puxadas pela soja (7,86 milhões) e seus derivados, como farelo (3,42 milhões) e óleo (528 mil toneladas). As importações cresceram 3,7%, com destaque para fertilizantes (5,25 milhões de toneladas), originários principalmente da China, Rússia e Canadá. E os contêineres também apresentaram alta, com 803 mil TEUs, impulsionados pela exportação de carnes (frango, bovina e suína), que representaram 34% da movimentação nacional.
Para dar suporte ao crescimento, os Portos do Paraná estão realizando grandes investimentos:
Mais de R$ 600 milhões na obra ferroviária do Moegão, que aumentará a capacidade de recepção de grãos de 550 para 900 vagões por dia. A construção do Píer em T no Porto de Paranaguá, com investimentos que ultrapassam R$ 2,2 bilhões, permitirá operar navios maiores e aumentará a capacidade de carregamento para 32 mil toneladas por hora. Segundo os diretores da Portos do Paraná, os números refletem eficiência logística, investimentos estruturais e estabilidade operacional, posicionando o estado como referência no setor portuário nacional. Com informações AEN.