Portos do Paraná registram alta de 6,2% e devem superar recorde anual de movimentação

Soja, farelo e açúcar puxam exportações; Paranaguá mantém liderança mundial na carne de frango

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná

A movimentação nos portos paranaenses alcançou 61,2 milhões de toneladas entre janeiro e outubro, crescimento de 6,2% em relação ao mesmo período de 2024. A soja em grão liderou as exportações, com 13 milhões de toneladas, seguida pelo farelo de soja (5,5 milhões) e pelo açúcar a granel (4,6 milhões). No segmento de contêineres, os embarques avançaram 24% no mês, somando 7,9 milhões de toneladas no ano — quase 26% desse volume apenas de carnes de frango congeladas, consolidando Paranaguá como o maior corredor mundial dessa proteína.

O porto também manteve a liderança nacional na exportação de óleo de soja, respondendo por 63% de todo o volume enviado pelo Brasil em 2025. Nos granéis líquidos, o crescimento acumulado foi de 3%, com 8 milhões de toneladas operadas. Apenas em outubro, o destaque foi o milho, que teve salto de 275% nas exportações, com 3,5 milhões de toneladas embarcadas.

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o desempenho coloca o estado perto de superar o recorde histórico. “Já atingimos 91,75% do total movimentado em 2024 e nossa meta é encerrar 2025 acima dos 70 milhões de toneladas”, afirmou. Além do avanço no volume transportado, o complexo portuário registrou números expressivos em atracações — 2.341 até agora, superando todo o ano anterior — e no fluxo de caminhões, com alta de 22% em relação a 2024.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9