Portugal começa a notificar brasileiros para deixar o país após negativa de residência
Mais de 5 mil brasileiros receberão notificações para deixar Portugal voluntariamente. Medida faz parte de ação do governo contra imigrantes com pedidos de residência negados

O governo de Portugal iniciou a notificação de 5.386 brasileiros que terão de deixar o país, após terem seus pedidos de residência negados. A medida faz parte de um processo mais amplo que envolve 33.983 imigrantes de diversas nacionalidades que não conseguiram aprovação para regularização.
De acordo com o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está emitindo cerca de 2 mil notificações por dia. Os estrangeiros notificados terão um prazo de 20 dias para sair voluntariamente do país. Caso contrário, poderão ser retirados de forma compulsória, conforme prevê a legislação portuguesa.
O número de notificações deve aumentar, já que milhares de processos seguem em análise. Atualmente, a taxa de rejeição dos pedidos de residência em Portugal está em torno de 18,5%.
Entre os mais afetados estão cidadãos da Índia (13.466 notificações), seguidos por brasileiros (5.386), bangladeshianos, nepaleses e paquistaneses. Segundo as autoridades, o processo é acompanhado pelas forças de segurança e respeita os trâmites legais.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm.

