Poupatempo de Londrina supera 22 mil atendimentos; emissão de RG é o principal destaque
Desde sua abertura, a unidade de Londrina tem sido procurada principalmente para a emissão e entrega de 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade. As pessoas também se dirigem à unidade, onde tem acesso gratuito à internet, para fazer agendamento do balcão digital (uso de computadores pelos usuários para agendar serviços)

O Poupatempo de Londrina, a segunda unidade do Estado e a primeira fora da Capital, inaugurado em outubro, já registrou 22.453 atendimentos em aproximadamente um mês e meio de atuação. Ele fica dentro do Boulevard Shopping e facilita a vida dos paranaenses que precisam de serviços públicos. Implantado pelo Governo do Estado, o Poupatempo Paraná concentra em um mesmo ambiente diversos órgãos públicos que prestam serviços à população, como Detran-PR, Copel, Sanepar, Cohapar, Instituto de Identificação, secretarias de Estado, entre outros. Ao todo, são mais de 240 tipos de serviços à disposição.
Desde sua abertura, a unidade de Londrina tem sido procurada principalmente para a emissão e entrega de 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade. As pessoas também se dirigem à unidade, onde tem acesso gratuito à internet, para fazer agendamento do balcão digital (uso de computadores pelos usuários para agendar serviços). Entre as opções disponíveis estão ainda, por exemplo, os atendimentos visando os motoristas e seus veículos, como a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emplacamento ou identificação de condutor infrator; requisição de segunda via de faturas; ligação de energia elétrica e de água; e o cadastro no programa Casa Fácil Paraná. Também é possível fazer solicitações de seguro-desemprego e procurar vagas de emprego das Agências do Trabalhador.
De maneira geral já foram realizados mais de 89 mil atendimentos nas unidades de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá, Umuarama e Londrina. Também já há novas unidades em funcionamento em Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e uma terceira em Curitiba, mas ainda com atendimentos em estágios iniciais.
DESCOMPLICA EMPRESAS – Um dos destaques da unidade londrinense é que ela acolheu o primeiro módulo do Descomplica Empresas, que oferece orientações sobre como abrir um negócio de forma simples e rápida. No local, o candidato a empreendedor encontra informações como enquadramento da atividade comercial, lista de documentos necessários para abertura ou regularização do empreendimento, quais órgãos serão necessários consultar, como se tornar Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME), entre outros serviços.
O Paraná conta hoje com o maior número de atividades enquadradas como de baixo risco do País, com 975 Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAEs). Com isso, quase mil atividades consideradas de baixo risco não precisam de alvarás e licenças, podendo funcionar assim que a empresa receber o número do CNPJ. O tempo de espera tem sido cada vez mais curto, com o processo levando, em média, cerca de 8 horas.
AGENDAMENTO – A orientação para o público que pretende ir a uma unidade do Poupatempo é que seja feito agendamento prévio. Isso pode ser feito por meio do site poupatempo.pr.gov.br, que centraliza todos os serviços digitais e permite interagir com o assistente virtual. Outra opção é o aplicativo oficial do Poupatempo Paraná para smartphones com sistema Android. Além do agendamento, a plataforma reúne os serviços mais procurados e é outra alternativa para quem precisa resolver demandas pelo telefone celular. O apoio presencial feito pelos profissionais da unidade de Londrina ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora desse período, mas dentro do horário de expediente do shopping, o usuário pode utilizar os totens para autoatendimento.
DÚVIDAS ONLINE – Os cidadãos paranaenses que têm dúvidas sobre o Poupatempo Paraná, as unidades em funcionamento e os serviços prestados podem buscar respostas no WhatsApp oficial do programa, disponível 24 horas por dia pelo número (41) 3040-2060. O contato via aplicativo de mensagens oferece atendimento rápido e seguro, com orientação imediata de acesso a informações de suporte para emissão de documentos, agendamentos, consultas e outros serviços. Com informações da AEN.

